REPERTÓRIO

Desde que o teatro é teatro, só tem uma coisa que mantém uma companhia viva, é o seu próprio repertório; mais que necessário, para atender a demanda do público, que aumenta cada vez mais. O desafio, no entanto é juntar arte, mercado, aprendizado, técnicas e, principalmente, a satisfação do público que acompanha nossa atividade pelas ruas, praças, teatros e espaços não convencionais.


PALHAÇDA À BRASILEIRA
Duração: 30 minutos
Classificação etária - LIVRE


Estudos de mímica e palhaçaria, além de um vasto exercício de
entrega ao trabalho de rua, deu cancha para criação do novo espetáculo do
TCC - "Palhaçada à Brasileira".
Primeiro espetáculo do grupo, criado em 2016; "Palhaçada à Brasileira" visita a arte da palhaçaria teatral com total liberdade de criação. Neste trabalho, inclui-se a linguagem da mímica teatral e do texto espontâneo criado pelo próprio ator, onde a cena, totalmente focada no jogo, busca um exercício de linguagem lúdica. Como nos velhos tempos, onde o ator medieval, utilizava apenas um roteiro de ações para mergulhar sua técnica desenvolvida em observação aguçada e muito ensaio.
O eixo principal, da narrativa de "Palhaçada à Brasileira" é o jogo da manipulação social e política, através de conflitos instantâneos entre os personagens que vão surgindo em pequenos arquétipos como "O Homem da Flor", "O Eterno mal Humorado", a "Bailarina Perdida"; figuras que vão se repetindo num jogo eterno e incompreensível para si mesmos, mas que fica claro sua função servil, numa sociedade dominada pelo capital especulativo e os sonhos inatingíveis.


FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro - Jiddu Saldanha
Dramaturgia - O Grupo
Direção Musical - Kéren-Hapuk
Preparação de Palhaçaria - Jiddu Saldanha e Dio Jaime Vianna
Maquiagem e figurinos - O Grupo
Produção: O Grupo
Fotografia: Manuela Paiva Ellon
Design Gráfico - Laboratório Criativo

ELENCO: 
Celso Guimarães Júnior: Palhaço Xurúmi
Kéren-Hapuk: Palhaça Hermetinha
Nathally Amariá: Palhaça Tizinha
Jean Monteiro: Palhaço Batata Verde
Matheus Neves: Palhaço Nevaska Palhaça
Patrick Magalhães: Palhaço Cuzcuz
Beatriz Ebecken: Palhaça Bordosa
Sarah Fortes: Palhaça Kimona
Danilo Tavares: Palhaço Risôto

DURAÇÃO: 30 MINUTOS
Classificação Etária - LIVRE
____________________________________

PIQUENIQUE NO FRONT
Duração: 40 minutos
Classificação etária - 10 anos




Formação do elenco atual de "Piquenique no Front": Sarah Fortes,
Jean Monteiro, Nathally Amariá, Beatriz Ebecken, Celso Guirmarães Jr,
Danilo Tavares: Contrarregragem - Patrick Magalhães e Jiddu Saldanha
Considerado um dos mestres do teatro contemporâneo, Fernando Arrabal, nascido em 1932, na cidade de Melilha, Espanha, tornou-se um dos maiores nomes do teatro mundial. "Piquenique no Front" é, também, a primeira montagem de rua do grupo TCC - Teatro Cabofriense de Comédia, na tentativa de construir um teatro acessível ao grande público de Cabo Frio, cidade marcada pela presença massiva de turistas.


A peça, foi escrita no pós guerra e é uma visão irônica e um recado claro sobre o absurdo da beligerância que separa pessoas por causa de ordens superiores de generais que parecem pensar igual, ainda que o lado escolhido seja o oposto. A peça mostra, além do desperdício de vidas humanas, o imenso vazio em que a juventude é relegada em função da falta de perspectiva de futuro. O tema, embora tratado com humor, é carregado de momentos patéticos, colocando o ser humano em toda a sua paixão, mesmo num contexto de total destruição.


FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO: Jiddu Saldanha
FIGURINOS: Gabriel Rodrigues Neto
PRODUÇÃO, MAQUIAGEM: O grupo.

ELENCO:
Nathally Amariá
Sarah Fortes
Jean Monteiro
Danilo Tavares, 
Kéren-Hapuk
Beatriz Ebecken
Celso Guimarães Jr.

DURAÇÃO: 5O minutos.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 10 anos.
__________________________


DITADURA
Duração: 12 minutos
Classificação etária - 10 anos


Kéren-Hapuk e Nathally Amariá, peça inaugural do TCC,
2014.
Ditadura é um trabalho que tem objetivo de impactar e levar o público para uma reflexão.
A história se passa após a Segunda Guerra Mundial e mostra a vida triste e melancólica de uma família que perdeu o patriarca durante a guerra e como elas vivem após vários acontecimentos traumatizantes. A autora do texto fez uma ponte ligando o passado com o  presente, mostrando que ainda somos presos e oprimidos por um mundo onde ainda há guerras por derivados motivos, um mundo onde as pessoas buscam a liberdade, mas ainda estão presos por um cordão umbilical a algo ou alguém.
A direção está seguindo a linha de uma encenação densa e limpa, trabalhando o teatro físico e contemporâneo com o objetivo de contar uma história sem muitos elementos concretos em cima do palco.





FICHA TÉCNICA
Texto:  Nathally Amariá
Direção: 
Keren-Hapuk 
Nathally Amariá
Lauren Christie
Preparação corporal: Jiddu Saldanha

ELENCO:
Keren-Hapuk
Nthally Amariá

______________________________________


EU SÓ LIGUEI PRA DIZER QUE TE AMO
Duração: 13 minutos
classificação etária - 14 anos


Kéren-Hapuk, Beatriz Ebecken e Nathally Amariá formam
o elenco de "Eu só  liguei pra Dizer que te Amo".
"Eu só Liguei pra Dizer que te Amo", texto de Jiddu Saldanha e elenco eletrizante com as participações de: Beatriz Ebecken, Nathally Amariá, Kéren-Happuk Patrick Magalhães, estreou no final de 2014 e foi o primeiro trabalho do grupo a desafiar espaços não convencionais, inaugurando o conceito de TEATRO CASA, e mais tarde sendo reapresentado na mostra-espetáculo "Balaco de Baco.
A peça é um sátira aos dramalhões "mexicanos" e traça uma teia de ironia em torno da supervalorização do sexo. Na trama melodramática, uma família tenta manter as aparências, mas não consegue, tudo vem abaixo quando descobrem que toda a família está "saindo" com o mesmo homem, o famoso Oswaldo. A partir daí, uma avalanche de acontecimentos emocionais fortes tira tudo do controle e uma inesperada tragédia se instala, no meio da patética relação familiar completamente caótica.



FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Jiddu Saldanha
Figurinos: Gabriel Rodrigues Neto
Pesquisa Musical: Lucas Rocha

ELENCO
Patrick Magalhães
Nathally Amariá
Beatriz Ebecken
Kéren-Hapuk


__________________________________________

A NOTÍCIA
Duração: 17 minutos
Classificação etária - 10 anos


"A Notícia", texto de Jiddu Saldanha, numa versão exclusiva
para ruas e praças das cidades.  Foto: Manuela Ellon
Texto de Jiddu Saldanha, a peça "A Notícia" é uma cena curta, escrita inicialmente para palco fechado, pois faz parte do espetáculo de cenas curtas do TCC, "Balaco de Baco". Devido ao grande sucesso ocorrido no Teatro Municipal de Cabo Frio, "A Notícia" ganhou uma versão exclusiva para rua. A cena, conta a história de uma família totalmente contemporânea, onde cada personagem tem a marca de uma ideologia pessoal e que no fim das contas, compõe um mosaico de contradições, no melhor estilo da família brasileiras em tempos de democracia.
Para que o trabalho funcionasse nas ruas e praças, o texto ganhou uma versão totalmente nova, onde os personagens são palhaços teatrais, com caracterização e maquiagem, dando um toque de ludicidade especifica para acontecer a céu aberto. A forma circular da interpretação dos atores, estabelece um jogo divertido e descontraído, mas que, no fim das contas, faz o público pensar.







FICHA TÉCNICA 
Texto e Direção: Jiddu Saldanha
Direção Musical: Keren-Hapuc
Maquiagem: Beatriz Ebecken
Figurino: O grupo
Design Gráfico e fotografia: Manuela Ellon

ELENCO
Celso Guirmarães Jr
Kéren-Hapuk
Matheus Neves
Nathally Amariá
Beatriz Ebecken
Sarah Fortes

_________________________________________



CORTEJO BRINCANTE 
Duração: até 2h.
Classificação etária livre

Pelas ruas de Cabo Frio, o "Cortejo Brincante" do TCC, leva
alegria e sorrisos para ruas e praças da cidade. Foto: Manuela Ellon
Nosso cortejo brincante é formado por musicas autorais e de autores outros, amigos do TCC, que permitiram que divulgássemos suas canções, outras são do cancioneiro popular. A criação de um cortejo é para trazer o público pra perto, fazendo-o dançar, viver e trocar energias com o grupo, que circula alegremente pelas ruas, fazendo pequenas paradas em pontos definidos, conforme se vai levando a música e a alegria palhaçesca para cada coração que encontramos.
A ideia nasceu durante a adaptação do espetáculo "A Notícia", enquanto se discutia novas abordagens e formas de aglutinar o público, trazendo-o para assistir a cena em si. Mas também nasceu da prospecção do novo espetáculo, "Papel Celofane", ainda em andamento, onde vamos trabalhar uma espécie de Teatroclipe, em alusão ao Videoclipe, conceito afirmado pelo audiovisual, que o TCC busca trazer para a cena teatral.
A escolha e o experimentalismo de várias canções, fez o grupo criar uma espécie de excedente, um material extra que bem serviu para a formação de um cortejo brincante, onde a cena se move pelos espaços disponíveis na cidade.


FICHA TÉCNICA
Criação: Núcleo de pesquisa musical do TCC
Direção geral: Jiddu Saldanha
Direção Musical: Kéren-Hapuk

ELENCO:
Patrick Magalhãees
Nathally Amariá
Sarah Fortes
Jean Monteiro
Danilo Tavares, 
Kéren-Hapuk
Beatriz Ebecken
Celso Guimarães Jr.
Jiddu Saldanha



TCC EM CONCERTO
Duração: 30 minutos
Classificação etária 12 anos





TCC - Musical é uma performance com canções latinas, 
alguns clássicos como "Guantanamera" e "Besame Mucho",
fazem parte.  Foto: Manuela Ellon
Devido à dedicação ao trabalho musical, o TCC passou a apostar também em performances e intervenções em espaços fechados, levando para bares, restaurantes e hotéis, seu bonito show de musicas latinas. Canções famosas como Besame Mucho e Guantanamera, fazem parte do repertório.
Com o TCC musical, o público se deleita e vive a experiência de ouvir músicas conhecidas, cantadas com um leve toque de humor que o grupo dá a cada trabalho.
A apresentação, feita de forma despojada conecta o ambiente e faz surgir um clima de pura diversão e afetividade instantânea. Cantar faz bem pra alma e, ouvir o TCC cantar, faz bem para o coração e a sensibilidade do público, que experimenta um repertório diferente e se conecta com a alegria e espontaneidade expresso em forma de canções.
O trabalho tem a direção musical de Kéren-Hapuk, que também acompanha as músicas ao violão, o grupo utiliza instrumentos de percussão e canta com ou sem microfone, parado ou se movendo pelo espaço.


FICHA TÉCNICA
Criação: Núcleo de pesquisa musical do TCC
Direção geral: Coletiva
Direção Musical: Kéren-Hapuk

ELENCO:
Patrick Magalhãees
Nathally Amariá
Sarah Fortes
Jean Monteiro
Danilo Tavares, 
Kéren-Hapuk
Beatriz Ebecken
Celso Guimarães Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário